quarta-feira, 6 de abril de 2011

Física - Queda Livre

E mais uma questão deee... Física! =D
aeiuhaih; é porque só a física é interessante, inexoravelmente.
Vamos lá:


(ITA-SP) De um telhado caem gotas de chuva separadas por intervalos de tempo iguais entre si. No momento em que a 5ª gota se desprende, a primeira toca o solo. Qual a distância que separa as duas últimas gotas consecutivas (4ª e 5ª), neste instante, se a altura do telhado é de 20 m? (Adote g=10m/s²e não considerar a resistência do ar)

Esta questão é, sem dúvida, muito interessante; me chamou muita atenção. Principalmente pelo fato de envolver raciocínio lógico e Física na própria.

Temos 5 gotas, 4 intervalos de tempo(o tempo entre uma gota e outra) para Xseg. de queda. Calculemos, de início, o tempo de queda para que uma das gotas toque ao solo. Desta forma, como os intervalos são iguais, dividiremos esse tempo de queda pelo número de intervalos de tempo para encontrar o INTERVALO DE TEMPO(QUE É IGUAL! de novo) entre as gotas:

Xseg./4(intervalos de tempo)

  1. O tempo de queda de uma gota:
So = g.t²/2 (a fórmula na verdade é S = So + Vo.t - g.t²/2, mas visto que trata-se de queda livre, quase sempre pode-se simplificar desta forma, pois S e Vo = 0)
20 = 10.t²/2
20 = 5t²
t² = 20/5 = 4
t = 2s

Agora:

Xseg./4 = Intervalo de Tempo
Intervalo de tempo = 2/4 = 0,5s
Já temos o tempo e o S. Se quisermos saber a distância entre um e outro, que será sempre igual, visto que estão sob a ação de uma mesma aceleração, numa mesma velocidade e posição inicial, aplicamos:

So = g.t²/2
So = 10.0,5²/2
So = 10 . 0,25/2
So = 2,5/2 = [1,25m]

Descobrimos, portanto, a distância percorrida em 0,5s(que é o intervalo de tempo); visto que sempre será constante, o intervalo, a distância também será.

A física é... fascinante! *-*



1 comentários:

Unknown disse...

Nossa estou mt enferrujado, me formei a anos e nao consigo acompanhar o raciocinio :( a ultima coisa de fisica que eu lembro é Deus vê tudo, só, mais nada, pfvr, vc poderia me recomendar um site para ler e ver se eu relembro? Ps: Mais tem que ser um ben explicadinho, tipo o pqe das formulas e o o que as letras representam? Estou mt burro :<

Postar um comentário

Licenciado por Matheus Castro Faria. Tecnologia do Blogger.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design por Matheus Castro | Bloggarizado por Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes