sexta-feira, 15 de abril de 2011

Biologia - Transporte Ativo

Biologia é uma merda, eu sei disso - hehe; mas como este blog visa a fins de lembrança posteriormente, vou colocar algumas questões difíceis/interessantes; e essa é uma:





CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA EM MAIOR RESOLUÇÃO

Com o objetivo de investigar o transporte através de membranas, realizou-se o seguinte experimento: Uma certa quantidade de lêvedo foi dissolvida em uma solução de bicarbonato de sódio. Ao pingar algumas gotas do corante vermelho neutro, a solução ficou laranja. Quando a mistura foi agitada , dissolvendo-se totalmente o lêvedo, a solução adquiriu a coloração rosa. Ao passar uma fração dessa solução rosa por um filtro ultrafino (o suficiente para reter as células de lêvedo), obteve-se um filtrado transparente, e o conteúdo retido no filtro, manteve coloração rosa. A outra fração da solução foi fervida e tornou-se levemente alaranjada.

Sabendo-se que o vermelho neutro é um corante que adquire cor laranja em meio básico e cor vermelha ou rosa em meio ácido, e que o interior das célula de lêvedo é ácido, conclui-se que:

I. O resultado observado na agitação da solução é uma evidência de transporte ativo ocorrido com o vermelho neutro que passou para o interior das células;
II. O resultado observado na filtração da solução evidenciou o transporte do corante para dentro das células;
III. A coloração da solução, após a fervura, indica que as células, após serem mortas pelo calor, deixam de realizar transoprte ativo e perdem corante para o meio;
IV. Se o transporte do vermelho neutro se desse por difusão, era de se esperar que o filtrado apresentasse cor laranja.

Está correto o contido em:

a) II e III, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.

Questão gigante, realmente, e a paciência, por tal, deve ser maior ainda para a efetiva resolução.

Go:
Afirmativa I:

I. O resultado observado na agitação da solução é uma evidência de transporte ativo ocorrido com o vermelho neutro que passou para o interior das células;

O vermelho neutro é uma substância líquida e que, por osmose, entra na célula do lêvedo(Meio menos concentrado pro mais, interior da célula de lêvedo).

[INCORRETA]

II. O resultado observado na filtração da solução evidenciou o transporte do corante para dentro das células;

Correta; pois, se não o fosse, o filtrado não atingira " coloração " transparente, mas sim laranja (...o vermelho neutro é um corante que adquire cor laranja em meio básico...).

[CORRETA]

III. A coloração da solução, após a fervura, indica que as células, após serem mortas pelo calor, deixam de realizar transporte ativo e perdem corante para o meio;

Certa; pois, no transporte ativo, há o gasto de energia, a qual não se obterá, se a célula estiver morta, como é o caso. Desta forma, o corante sairá da célula morta e migrará para o meio.

[CORRETA]

IV. Se o transporte do vermelho neutro se desse por difusão(o que não ocorre, pois se trata de um líquido, principalmente), era de se esperar que o filtrado apresentasse cor laranja.

Se fosse por difusão, o corante não entraria dentro da célula de lêvedo (porque a difusão acontece do menos concentrado para o mais concentrado) e , desta forma, não seria filtrado.Passando pelo filtro ultrafino, ela irá aderir-se ao filtrado(que outrora era transparente), obtendo coloração laranja(...o vermelho neutro é um corante que adquire cor laranja em meio básico...); pois a água é meio básico, como sabemos.

[CORRETA]

RESPOSTA: d) II, III e IV, apenas.

Valeu! =D

0 comentários:

Postar um comentário

Licenciado por Matheus Castro Faria. Tecnologia do Blogger.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design por Matheus Castro | Bloggarizado por Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes