sexta-feira, 15 de abril de 2011

Biologia - Transporte Ativo

Biologia é uma merda, eu sei disso - hehe; mas como este blog visa a fins de lembrança posteriormente, vou colocar algumas questões difíceis/interessantes; e essa é uma:





CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA EM MAIOR RESOLUÇÃO

Com o objetivo de investigar o transporte através de membranas, realizou-se o seguinte experimento: Uma certa quantidade de lêvedo foi dissolvida em uma solução de bicarbonato de sódio. Ao pingar algumas gotas do corante vermelho neutro, a solução ficou laranja. Quando a mistura foi agitada , dissolvendo-se totalmente o lêvedo, a solução adquiriu a coloração rosa. Ao passar uma fração dessa solução rosa por um filtro ultrafino (o suficiente para reter as células de lêvedo), obteve-se um filtrado transparente, e o conteúdo retido no filtro, manteve coloração rosa. A outra fração da solução foi fervida e tornou-se levemente alaranjada.

Sabendo-se que o vermelho neutro é um corante que adquire cor laranja em meio básico e cor vermelha ou rosa em meio ácido, e que o interior das célula de lêvedo é ácido, conclui-se que:

I. O resultado observado na agitação da solução é uma evidência de transporte ativo ocorrido com o vermelho neutro que passou para o interior das células;
II. O resultado observado na filtração da solução evidenciou o transporte do corante para dentro das células;
III. A coloração da solução, após a fervura, indica que as células, após serem mortas pelo calor, deixam de realizar transoprte ativo e perdem corante para o meio;
IV. Se o transporte do vermelho neutro se desse por difusão, era de se esperar que o filtrado apresentasse cor laranja.

Está correto o contido em:

a) II e III, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.

Questão gigante, realmente, e a paciência, por tal, deve ser maior ainda para a efetiva resolução.

Go:
Afirmativa I:

I. O resultado observado na agitação da solução é uma evidência de transporte ativo ocorrido com o vermelho neutro que passou para o interior das células;

O vermelho neutro é uma substância líquida e que, por osmose, entra na célula do lêvedo(Meio menos concentrado pro mais, interior da célula de lêvedo).

[INCORRETA]

II. O resultado observado na filtração da solução evidenciou o transporte do corante para dentro das células;

Correta; pois, se não o fosse, o filtrado não atingira " coloração " transparente, mas sim laranja (...o vermelho neutro é um corante que adquire cor laranja em meio básico...).

[CORRETA]

III. A coloração da solução, após a fervura, indica que as células, após serem mortas pelo calor, deixam de realizar transporte ativo e perdem corante para o meio;

Certa; pois, no transporte ativo, há o gasto de energia, a qual não se obterá, se a célula estiver morta, como é o caso. Desta forma, o corante sairá da célula morta e migrará para o meio.

[CORRETA]

IV. Se o transporte do vermelho neutro se desse por difusão(o que não ocorre, pois se trata de um líquido, principalmente), era de se esperar que o filtrado apresentasse cor laranja.

Se fosse por difusão, o corante não entraria dentro da célula de lêvedo (porque a difusão acontece do menos concentrado para o mais concentrado) e , desta forma, não seria filtrado.Passando pelo filtro ultrafino, ela irá aderir-se ao filtrado(que outrora era transparente), obtendo coloração laranja(...o vermelho neutro é um corante que adquire cor laranja em meio básico...); pois a água é meio básico, como sabemos.

[CORRETA]

RESPOSTA: d) II, III e IV, apenas.

Valeu! =D

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Matemática - PG [2]

É interessante o caminho que esta questão toma durante a resolução, veja:

Determine a P.G. de três termos, sabendo que o produto desses termos é 1/8 e que a soma dos dois primeiros é 2.

a1 . a2 . a3 = 1/8
a1 + a2 = 2

Desta forma, podemos dizer que:
x/q . x . xq = 1/8

(Sendo q a constante e tomando como base o termo do meio, que chamaremos de x; veja que x.q irá resultar em seu termo sucessor, tal como x/q irá resultar em seu termo antecessor)

agora:

(Para os leigos, o Q foi cortado porque se multiplicarmos x/q . xq = x²q/q = x²/q)
Tendo X, agora é só encontrar os outros termos, por meio das equaçõs fornecidas:

a1 + a1 . q = 2
x/q + x = 2
1/2/q + 1/2 = 2
1/2(1/q + 1) = 2
1/q + 1 = 2/1/2
1/q + 1 = 4
1/q = 3
q = 1/3

a1:

a1 = x/q
a1 = 1/2/1/3
a1= 1/2 . 3
a1 = 3/2

a3:

a3 = xq
a3 = 1/2 . 1/3
a3 = 1/6



Não entendeu? Tente a resolução em vídeo :






terça-feira, 12 de abril de 2011

Física - Desafio

Ééér... mais uma questão de Física! *-* Estou pensando em mudar o nome desse blog.. '-'
Mas.. vamos lá!
Essa semana vi uma questão interessantíssima; que destaca, além dos seus conhecimentos físicos, sua atenção e raciocínio lógico...

Veremos:


Ao entrar com seu carro em uma estrada, um pai de família planejou vencer os próximos 100km com uma velocidade média de 100km/h. No inicio do percurso, por problemas de proximidade com a cidade e por ser um final de semana prolongado, foi possível manter durante 50km uma velocidade média de 40km/h. Qual deve ser a velocidade a ser imposta ao veículo no restante do percurso para que a meta inicial seja atingida?

RESOLUÇÃO: As aparências enganam. Não há como cumprir a meta.
O tempo gasto no inicio da viagem foi 1h15, enquanto que a meta era cumprir os 100km em 1h.

Hehehe.. Essa é a uma pegadinha em tanto! Veja só, na primeira parte do enunciado, diz que o pai quer correr os 100km a 100km/h; ou seja, 100km em 1h. Mas perceba que, viajando a 40km/h , até 50km, você já vai gastar pouco mais de uma hora para cumprir o trajeto; portanto, é impossível... hehehe xD






Fonte
:http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/saibamais/fisica-cinematica-velocidade-media-592635.shtml

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Física - Queda Livre

E mais uma questão deee... Física! =D
aeiuhaih; é porque só a física é interessante, inexoravelmente.
Vamos lá:


(ITA-SP) De um telhado caem gotas de chuva separadas por intervalos de tempo iguais entre si. No momento em que a 5ª gota se desprende, a primeira toca o solo. Qual a distância que separa as duas últimas gotas consecutivas (4ª e 5ª), neste instante, se a altura do telhado é de 20 m? (Adote g=10m/s²e não considerar a resistência do ar)

Esta questão é, sem dúvida, muito interessante; me chamou muita atenção. Principalmente pelo fato de envolver raciocínio lógico e Física na própria.

Temos 5 gotas, 4 intervalos de tempo(o tempo entre uma gota e outra) para Xseg. de queda. Calculemos, de início, o tempo de queda para que uma das gotas toque ao solo. Desta forma, como os intervalos são iguais, dividiremos esse tempo de queda pelo número de intervalos de tempo para encontrar o INTERVALO DE TEMPO(QUE É IGUAL! de novo) entre as gotas:

Xseg./4(intervalos de tempo)

  1. O tempo de queda de uma gota:
So = g.t²/2 (a fórmula na verdade é S = So + Vo.t - g.t²/2, mas visto que trata-se de queda livre, quase sempre pode-se simplificar desta forma, pois S e Vo = 0)
20 = 10.t²/2
20 = 5t²
t² = 20/5 = 4
t = 2s

Agora:

Xseg./4 = Intervalo de Tempo
Intervalo de tempo = 2/4 = 0,5s
Já temos o tempo e o S. Se quisermos saber a distância entre um e outro, que será sempre igual, visto que estão sob a ação de uma mesma aceleração, numa mesma velocidade e posição inicial, aplicamos:

So = g.t²/2
So = 10.0,5²/2
So = 10 . 0,25/2
So = 2,5/2 = [1,25m]

Descobrimos, portanto, a distância percorrida em 0,5s(que é o intervalo de tempo); visto que sempre será constante, o intervalo, a distância também será.

A física é... fascinante! *-*



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